quinta-feira, 21 de maio de 2009

O LIVRO E OS DIVERSOS SABERES

O livro tem como missão difundir o conhecimento novo e inovador, é considerado a Ciência da Informação, abrangendo interesses técnico-tecnológicos e humano-sociais. O livro é o espaço para a sincronia e visibilidade de múltiplos tempos que o cruzam em diferentes direções e níveis de profundidade, eis aí a categoria indissolúvel do espaço-tempo livro, objeto prazeroso de saber e lazer no ambiente escolar, conhecer atividades que possam subsidiar o desenvolvimento do gosto pela leitura enfoca a leitura como prazer.
O ato de ler envolve o processo de saber fazer uso da leitura e da escrita para as funções sociais, em que o indivíduo tem capacidade de questionar e usar as informações que capta do mundo nas suas práticas diárias. Ao ler, o indivíduo constrói os seus próprios significados, elabora suas próprias questões e rejeita, confirma e/ou reelabora as suas próprias respostas. A leitura é uma atividade capaz de mudar o indivíduo e suas relações com o mundo, favorecendo a possibilidade de transformações coletivas. Ela estimula a reflexão, a crítica e permite questionamentos próprios ou coletivos. Observa se que o aluno ao escolher livremente um livro que lhe interessa ao ler uma história à criança também desenvolve todo um potencial crítico. A partir daí ela pode pensar, duvidar, se perguntar, questionar, pode se sentir inquietada, cutucada, querendo saber mais e melhor ou percebendo que se pode mudar de opinião.E para trabalhar , o professor deve conhecê-lo, tê-lo lido. Justifica-se esta importância da leitura porque é através dela que o leitor consegue se visualizar e familiarizar com algum personagem ou vivenciar uma dada situação. É neste ambiente que se sente a atração da leitura. Portanto, para formar um leitor, é necessário ser leitor. O ato de ouvir histórias é o primeiro passo para ser um leitor, para descobrir que, através do livro, é possível encontrar idéias, satisfazer a curiosidade, encontrar soluções para um problema, descobrir a realidade cercada por conflitos, impasses, identificar-se com um personagem, superar as dificuldades, descobrir lugares novos.
A leitura se configura em um processo de intercâmbio cognitivo entre o texto e o leitor. O livro fornece condições para a compreensão do seu mundo interior e também transmite uma visão crítica do mundo exterior. Uma compreensão mais ampla e eficaz de seu universo, qualquer que seja sua idade ou situação intelectual, emotiva e social. Assim sendo, é somente quando a meta se torna o exercício com a palavra que o texto para a infância atinge seu sentido autêntico.
A literatura também informa. Através da literatura, as crianças podem aprender as diferentes relações humanas, problemas, conflitos da vida em sociedade, conhecendo as formas do comportamento humano. Portanto é imprescindível a vivencia sem o livro, todos os recursos criados recentemente não substitui o livro, pois através deste é que milhares de seres humanos ainda conseguem chegar a conhecimentos elevados, porque as novas tecnologias, trazem átona uma questão crucial, a busca de informação,então o livro também faz parte deste cenário indiscutivelmente , nos diversos campos do conhecimento, pois o livro continua sendo um recurso indispensável para os diversos saberes da sociedade.
Helena Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário